slot fortune paga Lei garante pensão do INSS para menor sob guarda e deve influenciar julgamento no STF; entenda o que muda

data de lançamento:2025-04-06 19:09    tempo visitado:60


Uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União em 14 de março muda a regra de pagamento de pensão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por morte para menores sob guarda e deve influenciar decisão a ser tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).slot fortune paga

Segundo a nova legislação, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), menores sob guarda —ou seja, cujos adultos ainda não têm a tutela legal— devem ser equiparados a filhos biológicos ou adotivos e ter os mesmo direitos previdenciários em caso de morte do segurado.

fortune tiger jogo Nova lei altera legislação de 1991, derruba entendimento de 1997 e da reforma da Previdência de 2019, e garante direitos no INSS a menores sob guarda

A regra altera lei de 1991 e modifica definição da legislação de 1997, reforçada pela reforma da Previdência de 2019, que equiparou a filhos apenas o enteado e o menor tutelado, desde que haja dependência econômica do segurado que morreu. Crianças e adolescentes sob guarda não estariam amparados.

O STF debate se a regra é constitucional ou não. O caso está sendo julgado sob o tema 1.271, que tem repercussão geral e valerá para todos os casos do tipo no país. Antes de se aposentar, a ministra Rosa Weber, então presidente da corte, deu parecer favorável ao direito dos menores.

Segundo a advogada Adriane Bramante, conselheira da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo) e uma das consultoras do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), agora, a expectativa é que o STF dê a palavra final, decidindo sobre casos de concessões feitas entre 1997 e agora, quando houve a mudança.

jogos do tigre

"Os ministros devem julgar a exclusão trazida pela lei 9.528/97 porque, na verdade, tivemos um limbo no qual a Justiça considerou o menor sob guarda como dependente da pensão. Entendo importante o posicionamento do STF quanto à reafirmação desse menor ao benefício nesse período entre uma lei e outra", diz ela.

fortune tiger Leia também

STF decide que cálculo que reduz a pensão por morte do INSS é constitucional

jogos tigreInternet ZA9BET - Acesse o Site ZA9BET Revisão da vida toda do INSS tem 3 votos no STF contra devolução de valor

Site de Apostas #1 do Brasil — Não perca Nosso Fantástico Bônus de Boas-Vindas - Cadastre-se e Receba Bônus até R$1000 INSS pagará R$ 750 milhões por erro ocorrido no início dos anos 2000

Jogo Fortune Tigerlink do jogo do tigre

A advogada Aline de Medeiros Almeida Cadé, diretora de relacionamento com o direito das famílias do IBDP, diz que o tratamento de menores sob guarda no âmbito previdenciário no Brasil já era objeto de discussão e relevância na Justiça, porque após a exclusão do direito, muitos segurados entravam com ação.

"A legislação previdenciária tratava os menores sob guarda de forma diferente dos filhos biológicos e adotivos, o que gerava uma distinção na hora de definir os dependentes do segurado para esses benefícios", afirma.

"A reforma de 2019 reforçou essa exclusão equiparando a filhosslot fortune paga, para fins de recebimento da pensão por morte, exclusivamente o enteado e o menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica."




Powered by jogo do tigre link @2013-2022 mapa RSS mapa HTML

Copyright Powered by365建站 © 2013-2024